sexta-feira, 5 de julho de 2013

Esposas polígamas são mais felizes, diz rainha de tribo africana

Rainha Nompumelelo MaMchiza, esposa do Rei Zulu Goodwill Zwelithini
(Foto: Phumlani Thabethe/The New Age Online)
Mulheres em casamentos polígamos estão melhor do que aquelas em casamentos civis, disse na quinta-feira a esposa do rei da nação Zulu Goodwill Zwelithini, a rainha Nompumelelo MaMchiza.

Ela estava falando a mulheres líderes do parlamento de KwaZulu-Natal e da região norte do Cabo, na África do Sul.

A rainha disse que a maioria das mulheres casadas enfrentavam algum tipo de cenário polígamo, mas aquelas em casamentos polígamos estavam numa situação muito "melhor, porque todos sabem o que acontece nesse casamento".

"Posso telefonar para o meu marido a qualquer momento, porque mesmo se ele estiver com outra esposa, eu posso ligar porque nosso casamento é às claras", disse.

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, foi largamente criticado por se casar com mais de uma esposa.

A quinta esposa do rei Zulu Goodwill Zwelithini foi franca em sua discussão sobre casamentos tradicionais versus casamentos modernos.

"Essa é uma questão controversa que você me pediu para discutir aqui hoje mas tenho visto casamentos modernos de meus pais e tenho testemunhado elementos de destruição dentro deles. Eu vim de um casamento tradicional e posso dizer, é o mesmo roteiro com um elenco diferente.

A rainha, que vive no Palácio eNyokeni em Nongoma, a única residência tradicional do rei, é professora. Ela anunciou que as datas para o tradicional baile anual da cana Zulu seriam alteradas esse ano. Ela disse que o baile, que reúne 25.000 virgens Zulu no Palácio eNyokeni, coincidiam com os exames matriciais.

"Esse ano o baile vai acontecer a partir de 1º de setembro. O monarca está preocupado que o baile coincida com exames importantes, acrescentando que crianças a partir dos três anos deveriam participar do evento que se destina a mostrar a pureza das meninas", disse.

Ela foi contundente em seu ataque contra pessoas que criticam o baile.

"Algumas pessoas dizem que o rei escolhe uma esposa no baile. Isso é incorreto. Se fosse esse o caso, então ele teria 30 esposas porque esse o baile completa 30 anos em 2013".

As informações são do site The New Age Online.

Nenhum comentário: